Documento sem título
 
 
                 
   
 
 
 
 
 
 
     
 
Documento sem título
Canal da Saúde
Índice de Notícias
Facebook
Destaques
 
     
 
 
 
Saúde e Bem-Estar

Notícia - O que é biotina? Conheça a vitamina ideal...
O que é biotina? Conheça a vitamina ideal...
07/10/2021 // Seleções


O que é biotina? Conheça a vitamina ideal para unhas e cabelos.

A biotina é uma vitamina do complexo B que atua no nível mais básico para produzir enzimas que deflagram muitas funções orgânicas e podem ajudar no tratamento de várias doenças. Ela é necessária para a metabolização de ácidos graxos, aminoácidos e carboidratos complexos.

Além disso, essa vitamina hidrossolúvel tem um papel especial ao facilitar que o organismo utilize a glicose; a principal fonte de energia do nosso corpo. Ela também é importante para manter cabelos, pele e unhas saudáveis.

Para que serve a biotina

Embora o corpo necessite de pouca biotina para decompor a gordura, essa vitamina é fundamental para garantir a energia das células. Ela é essencial na produção de glicogênio e ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicerídios no organismo.

A biotina atua também na manutenção dos níveis de açúcar no sangue para garantir um nível ideal. Por essa razão, pessoas com uma deficiência de biotina podem apresentar uma maior resistência à insulina e ter uma maior chance de adquirir diabetes tipo 2. Ademais, essa vitamina ajuda a proteger contra uma das principais complicações da diabetes chamada de neuropatia diabética.

Outro papel interessante da biotina é auxiliar o metabolismo. Ela ajuda a secretar mais enzimas que vão facilitar a digestão e a absorção de nutrientes. Por esta razão ela é uma vitamina muito interessante para quem está querendo ganhar massa muscular e perder peso.

Também conhecida como vitamina B7 ou vitamina H, ela ajuda a fortalecer unhas e cabelos, além de promover a saúde da pele. Alguns estudos sugerem que a biotina pode ajudar a reforçar unhas frágeis e quebradiças e a reduzir a queda de cabelo.

Benefícios da biotina para o cabelo

Alguns estudos apontam que a biotina auxilia na produção de queratina – uma proteína que forma parte do nosso cabelo, pele e unhas. A queratina é responsável por manter a saúde dos fios e promover um crescimento mais forte e resistente, prevenindo a queda e preservando o brilho.

Contudo, apesar de a biotina ajudar na produção de queratina, ela não é capaz de evitar a calvície ou fazer com que as unhas ou o cabelo cresçam mais rápido.

De quanto você precisa?

Embora a deficiência de biotina seja rara, uma vez que ela é facilmente obtida através da alimentação regular, ela pode acontecer. Segundo a nutriconista Nathalia Santos, a deficiência de biotina pode ocorrer devido à nutrição parenteral prolongada sem administração de biotina, terapia prolongada com drogas anticonvulsivantes, alcoolismo e desnutrição grave.

Alguns estudos relacionaram também essa deficiência ao consumo excessivo de clara crua. Esse alimento contém avidina, uma substância que se liga à biotina, impedindo sua absorção pelo corpo.

Nesses casos, a deficiência pode causar queda de cabelo, dermatite descamativa seca, dermatite seborreica, letargia, falta de apetite, náuseas e aumento do colesterol.

Para os casos de deficiência a vitamina pode ser facilmente suplementada através do uso de suplementos de vitaminas do complexo B e/ou através de uma dieta que inclua alimentos ricos em biotina.

O Ministério da Saúde sugere uma ingestão diária recomendada (IDR) de 150 mcg de biotina; dose suficiente para manter o funcionamento orgânico.

Suplementos de biotina

Como explicado acima, a deficiência de vitamina B7 é rara, afinal a maioria das pessoas consegue obter cotas suficientes de biotina a partir da alimentação. Suplementos individuais são necessários apenas para tratar um distúrbio específico.

Segundo um estudo suíço, essa vitamina pode aumentar a espessura das unhas em média 25%. Esse mesmo estudo também constatou que o uso durante seis meses de suplementos de biotina melhoraram as unhas quebradiças de dois terços dos participantes do estudo.

Na maioria dos casos, é recomendado o uso de suplemento durante as refeições para potencializar a absorção do nutriente. Contudo, é importante destacar que o uso desse tipo de suplementação nutricional só deve ser feito com o acompanhamento de um nutricionista. Sendo assim, você não deve tomar suplementos sem um acompanhamento especializado.

Quem não deve usar

De acordo com especialista, o suplemento de biotina não deve ser usado caso a pessoa possua hipersensibilidade a qualquer componente presente na fórmula. Além disso, ele também não é indicado para gestantes ou mulheres que estejam amamentando sem a orientação de um médico.

Efeitos colaterais

Por ser uma vitamina hidrossolúvel, é difícil que haja uma concentração excessiva dessa vitamina em nosso organismo, uma vez que todo o excedente é eliminado na urina. Sendo assim, não há efeitos colaterais relacionados ao uso de suplementos de biotina. No entanto, não é recomendado que se faça uso indiscriminado.

Alimentos com biotina

Fonte de vitaminas e minerais, uma alimentação equilibrada pode auxiliar em diversos problemas do nosso corpo. Como vimos acima, essa vitamina hidrossolúvel tão importante para o nosso organismo pode ser facilmente obtida através da alimentação. Alguns alimentos fontes de biotina são: cevada, leguminosas, couve-flor, milho, gema de ovo, alimentos à base de soja, cogumelos, aveia, manteiga de amendoim, arroz, fígado, entre outros alimentos.
   
 
Documento sem título
                 
 
 
A Farmácia
Produtos
Atendimento
Quem Somos Tratamentos Estéticos Fale Conosco
Serviços Dieta e Emagrecimento Orçamento Online
Convênios Cuidados com a Saúde Fale com o Farmacêutico
  Florais de Bach Unidades
 
Rua Cel. Lambert, 104
Centro - Cambuí / MG
Rua Gov. Valadares, 176-A
Centro - Cambuí / MG
 
 
 
           
             
Razão Social: Farmacia de Manipulação Verde Vida LTDA | CNPJ: 01.225.108/0001-45 | Farmacêutica Responsável: Viviane Ferreira da Silva
Matriz: Rua Cel. Lambert, 104 Centro - Cambuí / MG - Tel: (35) 3431-2703 | Filial: Rua Governador Valadares, 176-A - Cambuí / MG - Tel: (35) 3431-3993

Copyright © 2014 - Todos os direitos reservados | Produzido por
FrameSet